top of page

Boipeba celebra 408 anos da Festa do Divino

O tema deste ano foi “Igreja Comunidade, Casa da Missão”.

No último domingo (19), a comunidade católica de Boipeba celebrou os 408 anos de tradição da Festa do Divino Espírito Santo. O tema deste ano foi “Igreja Comunidade, Casa da Missão”.


A programação contou com alvoradas, procissões, hasteamento e descida da bandeira, novenário, batizados, crismas, missas, lavagem da Igreja e muitas homenagens. A missa solene foi comandada pelo bispo Dom Juraci Gomes com o auxílio do padre Everaldo Souza.


O prefeito Hildécio Meireles, a vice-prefeita Cíntia Rosemberg, o deputado federal Raimundo Costa e grande comitiva marcaram presença, contribuindo com as celebrações desta que é uma das mais antigas do Brasil, realizada desde 1616.


SÃO FRANCISCO

Já na segunda-feira 20, foi dia da festa de São Francisco de Assis, protetor dos pescadores de Boipeba. Essa tradicional romaria é realizada sempre um dia após a festa do Divino, com embarcações enfeitadas para a procissão marítima, navegando pelo rio até à Praia do Pontal, onde são entoados cânticos e orações a São Francisco.


A devoção tem quase 200 anos de tradição. Contam, os mais velhos, que essa celebração é fruto de uma promessa dos pescadores, devido a uma escassez de peixe naquele período. Na sequência, São Francisco mandou um monte de peixes, alimentando com fartura toda a comunidade. O milagre passou a ser celebrado todos os anos, na segunda-feira após o domingo de Pentecostes.



FESTA DE BOIPEBA

A festa de Boipeba contou também com um belo palco armado na Praça Santo Antônio, que recebeu diversas bandas no domingo e na segunda-feira. Participaram da grade de atrações, organizada pela prefeitura de Cairu, Lukas Barreto, Secos e Molhados, DJ Gabriel, Netto Brito, Pagodinho Top, Fredson (o Louco), A Onda, Esquema Quente, DD do Arrocha e Lu Costa.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page