top of page

Curso de Produção Multimídia do IFBA SAJ tem nota máxima no conceito do MEC

De acordo com o Ministério da Educação, “cursos com conceito 5 serão considerados cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais”.


O curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia em Santo Antônio de Jesus, no interior da Bahia, recebeu o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).


Essa é a nota mais alta concedida aos cursos pelo órgão do governo federal. Segundo o Diretor Geral do IFBA SAJ, Lúcio Mauro Borges, esse reconhecimento é uma conquista significativa que demonstra a excelência do curso e da instituição como um todo.


Essa nota máxima é um indicador importante de qualidade, tanto para os alunos que já estão matriculados quanto para aqueles que estão buscando ingressar em uma universidade de excelência”, destaca. A consolidação da nota pelo MEC deverá ser divulgada dentro do prazo de 30 dias.


O coordenador do curso de graduação em Produção Multimídia, Pedro Miguel Sousa, reforça que a nota máxima do MEC é muito importante para saber que está sendo feito o caminho certo na construção do currículo e, como consequência, a qualidade dos egressos.


Ter essa nota 5 representa uma validação externa para a qualidade do que fazemos, do nosso corpo docente, dos cenários de aprendizados e dos nossos estudantes”, enfatiza Miguel.


A estudante Érica Peixoto, representante do Centro Acadêmico de Multimídia que ingressou na primeira turma do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, afirma que esse reconhecimento do MEC com nota máxima, foi um incentivo para a permanência dos estudantes na graduação. 


Fiquei super feliz quando vi a nota 5. Conquistar nota máxima no conceito do MEC é um incentivo para continuarmos o nosso curso, tendo a certeza de que a instituição e os professores nos oferecem o que precisamos para sermos profissionais de excelência”, destaca.


O curso de Tecnologia em Produção Multimídia do IFBA, que iniciou com a formação da primeira turma no segundo semestre de 2018, tem como objetivo formar profissionais técnicos e humanamente qualificados para atuarem de forma inovadora na criação, implantação e gerenciamento de recursos de texto, imagem, som, audiovisual e animação nos meios de comunicação eletrônica e digital, desenvolvendo ambientes de hipermídia interativa.


O Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia está relacionado ao eixo tecnológico Produção Cultural e Design, definido pelo Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (CNCST, 2016) do Ministério da Educação (MEC).


De acordo com o que está descrito no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o IFBA tem a missão de “promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país”.


Veja momentos da reunião híbrida do MEC com os estudantes do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, no auditório da instituição e virtual, com os estudantes residentes em outros municípios.



bottom of page