top of page

Empoderamento feminino: 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros será comandado por duas mulheres

O 5° Batalhão do Corpo de Bombeiros que pertencia a Ilhéus, será instalado em Valença.

Aconteceu na noite desta terça-feira (11), no auditório da Casa do Empresário, a divulgação das novas instalações do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares, que será sediado na cidade de Valença.


O Batalhão, que tinha, anteriormente, como sede o município de Ilhéus, estará sob o comando de duas mulheres: a Tenente Coronel Ana Isabel Araújo, comandante e a Major Jamile Perrone, sub-comandante. A nova sede será localizada nas instalações aonde funcionou a Viação Águia Branca, no bairro do Jambeiro.


Estiveram presentes o prefeito Jairo Baptista; o vice-prefeito Joailton Manoel; a primeira dama e Secretária de Promoção Social, Joana Guimarães, a Secretária de Educação, professora Albete Freitas; o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges; o presidente da Câmara Municipal, Bertolino Júnior; os vereadores Reginaldo Araújo e Luiz de Serra Grande; o comandante da 33ª CIPM, Major Rodrigo Chaves e demais autoridades, imprensa local e representantes de entidades, como a CDL e ACE.


A unidade terá abrangência regional, cobrindo 13 municípios do Baixo Sul e Recôncavo, com um efetivo de 199 bombeiros em seu quadro de organização, além do aumento do número de viaturas.


A portaria n° 167/2023 que institui Valença como sede do 5º Batalhão foi publicada no Diário Oficial do Estado. Antes, Valença possuia uma base de Pelotão, que era vinculado a cidade de Santo Antônio de Jesus.



bottom of page