top of page

Prefeitura de Valença reforça limpeza do óleo na Praia de Guaibim

Uma amostra do óleo coletado será enviada ao Rio de Janeiro para análise, visando identificar sua origem.

Nesta segunda-feira (18), uma frota de barcos e lanchas foi enviada para reforçar os trabalhos de monitoramento e limpeza da Praia de Guaibim.


A ação conjunta, envolvendo a Prefeitura de Valença, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura, Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), demonstra a determinação e compromisso em restaurar toda área afetada.


No último domingo (17), representantes dessas entidades, juntamente com a Capitania dos Portos da Bahia e Ponta do Curral se reuniram para avaliar a situação atual da limpeza e definir os próximos passos. O prefeito Jairo Baptista, garante que não poupará esforços para assegurar a rápida limpeza dos 16 quilômetros da faixa de areia da Praia de Guaibim.


Eunice Pereira, Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil, destaca o comprometimento da gestão municipal e parceiros na retenção e remoção do óleo, impedindo sua entrada nos estuários de grande importância ambiental, e atualizou a situação da área na manhã de hoje: “Até o momento, toda a extensão da praia já foi limpa, restando apenas pequenos fragmentos que estão sendo cuidadosamente retirados com essa operação”, afirmou.


Uma amostra do óleo coletado será enviada ao Rio de Janeiro para análise, visando identificar sua origem. O Governo do Estado esteve em reunião, com o intuito de colocar em prática um plano de contingência, a fim de conter o óleo em alto mar e evitar que atinja as faixas de areia das regiões afetadas.


Com o esforço conjunto, em breve, a faixa de areia do Guaibim estará completamente limpa, pronta para ser apreciada por todos.

bottom of page