top of page

Será reinaugurado hoje (10), o Teatro Municipal de Valença

Desde a finalização da reforma, o prédio já estava funcionando como sede da Secretaria Municipal de Cultura.

Já funcionando como sede da secretaria municipal de Cultura, o Teatro Municipal reabrirá suas portas oficialmente, nesta quarta-feira (10), às 19h e contará com uma vasta programação para celebrar o fato histórico para a cultura da Bahia.


O secretário de cultura de Valença, Gugui Martinez, avisa que o prefeito Jairo Baptista solicitou que o espaço seja todo equipado e que continuará sendo um prédio para o fomento da arte e da cultura e para ser utilizado pelos grupos de dança, música, teatro, manifestações culturais e eventos.


Na programação de reinauguração do Teatro Municipal teremos a apresentação da quadrilha Explosão Junina, banda Memorial do Forró, DJ Dan, dança afro com Célia Praesent, ginástica rítmica com Gil Barbosa, dança contemporânea com Alenxandry Pereira e Dhan Bonfim.


Ainda teremos poesias com Otávio Motta, Adriano Pereira, Juliano Britto, Irene Dores, Lúcia Araújo e Argimária Soares, exposição de artes visuais, boneco Gigante de Paulo Gabriel, Boi Bumba do Bairro Tio Virginio, transformista Tassio Ferreira e grupo de dança MDA.


HISTÓRIA DO THEATRO MUNICIPAL


Segundo a historiadora Janete Volmeri, o THeatro é um modelo arquitetônico neoclássico. Datado de 1910. O espaço abrigou a Associação de Artistas de Valença, realizaram diversos sarais, peças teatrais, ensaios e exposições. Recebeu restaurações que descaracterizaram o prédio.


Foi sede da Rádio Clube de Valença nos anos 70, sede da FAMBS (Fundação de Amparo ao Menor do Baixo Sul). No seu período de apogeu, era o epicentro da vida social e cultural de Valença.

bottom of page