top of page

Ver. Fabrício Lemos cobra ações da Secretaria de Educação que garantem mais recursos para a pasta

De acordo com o Legislador, a Secretaria pode garantir um aumento de mais de 2 milhões de reais em recursos para o setor da educação, se os índices do IDEB forem melhores em 2023.

Se as escolas municipais de Valença tiverem conseguido melhorar seus resultados na Prova do SAEB e nos índices de evasão e repetência, pode receber a mais este ano cerca de R$ 2.100.000,00.


Esse foi um dos questionamentos que o vereador Fabrício Lemos fez na sessão desta terça (01), à Secretaria de Educação Municipal, em sua indicação que visa a obter esclarecimentos, para os vereadores e a comunidade, sobre as ações preparatórias para a realização do SAEB 2023, a prova bianual feita pelo MEC para conferir se os alunos estão aprendendo o que deveriam ao final do Ensino Fundamental I (antigo primário) e II (antigo ginásio).


Além disso, Fabrício Lemos requer informações sobre o VAAR (Valor anual aluno resultado) que é uma espécie de bônus para as redes que alcançarem os índices de aproveitamento pelos alunos previsto pelo MEC com base nos resultados anteriores.


O Vereador Fabrício Lemos pretende fazer chegar à população as devidas informações sobre essas questões, não só pela sua importância para a melhoria social da comunidade de Valença, mas também porque agora envolve ganho ou perda de recursos para o município e isso precisa de informação para maior controle social.

bottom of page