top of page

Período de defeso do caranguejo tem início nesta sexta-feira (12)

Durante a ‘andada’ do caranguejo, a captura e a comercialização do Caranguejo-Uçá são proibidas.


Popularmente conhecida como ‘andada’, de janeiro a março é a época em que o Caranguejo Uçá apresenta comportamento reprodutivo, com os machos saindo de suas tocas e migrando para áreas abertas, como praias, durante a maré alta e a fase de Lua nova.


Durante esse período, os machos realizam uma dança elaborada para atrair as fêmeas, levantando suas pinças e realizando movimentos distintivos. Este comportamento é essencial para o acasalamento e a reprodução da espécie.


O período de defeso da espécie já possui datas definidas para 2024:


  • 12 a 17 de janeiro

  • 10 a 15 de fevereiro

  • 11 a 16 de março


De acordo com informações da Bahia Pesca, durante a ‘andada’ do caranguejo, a captura e a comercialização do Caranguejo-Uçá são proibidas. Essa medida visa proteger a espécie durante seu ciclo reprodutivo. A implementação dessas restrições é fundamental para evitar a perturbação dos caranguejos durante a ‘andada’, assegurando, assim, a preservação da espécie.


É importante ressaltar que essas restrições podem variar de acordo com as leis locais e as práticas de conservação. Estas restrições são válidas nos estados: AP, PA, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA

bottom of page